Sistemas Embarcados

O que são sistemas embarcados?

Um sistema embarcado é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. Diferente de computadores de propósito geral, como o computador pessoal, um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos. Já que o sistema é dedicado a tarefas específicas, pode-se otimizar o projeto reduzindo tamanho, recursos computacionais e custo do produto.

NeoCortex - Sistema Embarcado

Exemplos de sistemas embarcados

  • Computadores de bordo automotivos
  • Smartphones e PDAs
  • Sistemas de controle de acesso biométrico
  • Controle de temperatura de ar-condicionado
  • MP3 players
  • Impressoras
  • Equipamentos de rede
  • Equipamentos portáteis de medição
  • Sistemas de monitoramento médico

Características

Sistemas embarcados são desenvolvidos para uma tarefa específica. Por questões como segurança e usabilidade, alguns inclusive possuem restrições para computação em tempo real. O software escrito para sistemas embarcados é muitas vezes chamado firmware e é armazenado em uma memória ROM ou flash ao invés de um disco rígido. Por vezes, o sistema também é executado com recursos computacionais limitados: sem teclado, sem monitor e com pouca memória. Assim, com todos estes fatores em conta pode-se chegar a um custo bem reduzido.

Arquiteturas

Sistemas embarcados utilizam vários tipos de processadores: DSPs(digital signal processors - processadores digitais de sinais), micro-controladores, micro-processadores. Ao contrário do mercado de computadores pessoais que é basicamente dominado pelos processadores de arquitetura x86 da Intel/AMD, sistemas embarcados utilizam amplamente as arquiteturas ARM, PowerPC, PIC, AVR, 8051, entre outros.

Sistemas Operacionais

Sistemas embarcados, que geralmente contam com uma quantidade reduzida de recursos como memória, poder de processamento e outros requisitos como processamento em tempo real, não são projetados para utilizar sistemas operacionais destinados aos computadores pessoais. Sistemas embarcados geralmente utilizam sistemas operacionais de tempo real especiais que além de consumirem muito menos memória e processamento, são muito mais estáveis e confiáveis. Atualmente, devido à queda constante de preços de componentes, muitos sistemas embarcados já contam com recursos suficientes para permitir o uso de sistemas operacionais mais robustos como linux e Windows em suas versões para embarcados.